Em Foco

A MAN Latin America está surpreendendo o mercado mundial de veículos pesados no 10º Challenge Bibendum 2010, que acontece até sexta-feira, no Rio de Janeiro. A montadora que tem sede no Polo Industrial do município apresenta um caminhão VW 17.250 totalmente movido a biodiesel e um modelo VW 15.180 a Gás Natural Veicular (GNV). Ambos os modelos são dotados de injeção inteligente Dual Fuel, tecnologia inédita na América Latina e desenvolvida pela empresa.

O Challenge Bibendum é reconhecido mundialmente em prol da mobilidade rodoviária sustentável, reunindo diversas montadoras do mundo. A MAN Latin America, fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen, revela a tecnologia Dual Fuel, que permite o uso alternado de biodiesel ou GNV com óleo diesel comum. A tecnologia exige baixo investimento se comparado a outras tecnologias que necessitam de infraestrutura especial para distribuição, armazenagem e abastecimento.  Por isso oferece a melhor relação custo-benefício.

Com essa tecnologia, o uso de B100 ou GNV pode ser aplicado em veículos novos e na frota nacional circulante, permitindo a redução de poluentes com baixo custo. O caminhão B100 já está sendo introduzido nas frotas de alguns dos seus principais clientes, como Coca-Cola (através de sua distribuidora Spaipa), McDonald’s (através do seu fornecedor Martin Brower) e Grupo JBS/Friboi. Essa tecnologia contribui para a redução da emissão de gás carbônico do caminhão em até 90%, além de emitir menos material particulado. Os caminhões totalmente movidos a biodiesel têm sistema de monitoramento ajustando o fornecimento do combustível apropriado para o motor - biodiesel ou óleo diesel comum - por meio de uma unidade dosadora. O sistema é gerenciado eletronicamente, sem a adição de qualquer aditivo especial.

PESQUISAS PIONEIRAS
A MAN Latin America é a pioneira na pesquisa do biodiesel desde 2003, quando aderiu ao programa RioBiodiesel, criado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro para desenvolver o uso de biodiesel em adição ao óleo diesel convencional em veículos comerciais. A participação incluiu a cessão de um ônibus-protótipo para campanhas educativas em escolas fluminenses, rodando com uma mistura de 5% de biodiesel, adicionados ao óleo diesel convencional - chamada de B5.

O investimento da MAN Latin America em tecnologias que contribuam para um meio ambiente equilibrado vai muito além. O primeiro veículo da América Latina certificado pela norma internacional ISO 14040, que leva em conta a análise do ciclo de vida do produto, é um produto feito em Resende. O cavalo mecânico VW Constellation 19.320 Titan Tractor é pioneiro na avaliação da interferência de um veículo no meio ambiente. Ao obter a certificação internacional de qualidade ISO 14040 em setembro de 2008, o modelo comprovou seu contínuo aperfeiçoamento tecnológico.

MAN: caminhão a B100

Veja mais